13 fevereiro, 2014

A Sobrancelha



A sobrancelha é, sem dúvida alguma, a moldura do olhar, sendo por isso mesmo, ponto fundamental no rosto de uma mulher, e também numa maquilhagem. A forma como tudo irá assentar no rosto está directamente dependente da sobrancelha, do seu desenho e dimensão, daí a sua estrema importância.


Então, e como chegamos à sobrancelha perfeita, aquela que melhor se enquadra no nosso rosto e olhar?

Em primeiro lugar, esta deve respeitar o formato original, o mais possível, sendo este mais fino ou mais grosso. A regra é limpar o excesso e tapar as falhas, sem alterar formato ou espessura.




Limpar pêlo em excesso
As linhas da imagem acima indicam como fazer as medidas para perceber o que está em excesso e deve ser limpo:

  • Encarnada - Com um lápis, na posição vertical, medir da ponta da narina até à sobrancelha, passando pelo canto interno do olho. A sobrancelha ideal deverá começar nesse ponto.
  • Azul  - De seguida, pressione o lápis de forma a tocar na extremidade da narina e vá inclinado o mesmo até tocar no canto exterior do olho. A sobrancelha perfeita deve terminar nesse ponto.

  • Verde - Por último, movimente o lápis desde a ponta do nariz, em direcção à raiz do cabelo, cruzando a íris do olho (a olhar em frente). O arco da sobrancelha deverá encontrar-se no ponto que liga a narina, a íris e a sobrancelha.

Corrigir as falhas de pêlo
Com todo o excesso de pêlo limpo, é necessário avaliar as falhas da sobrancelha para poder corrigir/ tapar com um lápis ou sombra próprios.



  •  Escolha um tom semelhante ao do pêlo, nunca indo para o preto. Devemos andar sempre pelos castanhos, aquecendo um pouco com um tom mais cinzento, caso se justifique.
  • A ideia é desenhar pêlos onde estes estiverem em falta. Estes desenhos devem ser feitos na direcção dos pêlos e no meio destes, de forma a se confundirem/ ficarem escondidos.
  • Vá passando com o escovilhão, para pentear e esbater os riscos que vai fazendo.


Material necessário


Pinça, para limpar o excesso de pêlo
(as da Tweezerman são de excelente qualidade)


Lápis branco, para marcar o excesso quando fizer a medição
(o da Sephora é bastante macio e, por isso, bom para fazê-lo)


Palito de laranjeira, que usualmente se usa para arranjar as unhas, para ajudar a fazer a medição certa


Escovilhão sobrancelha, para endireitar e pentear



Sombras e/ ou lápis para corrigir
(a Kiko tem uma linha de produtos para sobrancelha de boa qualidade, a Guerlain tem uma palete de sombra para correcção de sobrancelha com uma boa selecção de tons)





Sem comentários:

Enviar um comentário